O Conceito de Pegada Ecológica
A expressão "pegada ecológica" foi usada pela primeira vez por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel. Pretende ser uma medida para calcular o impacto anual (devido aos recursos naturais que, directa ou indirectamente, consomem) dos seres humanos no ambiente quando vivem de acordo com o seu estilo de vida habitual. A pegada ecológica tem sido usada como indicador de sustentabilidade ambiental.É uma ferramenta que permite avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite, ajudando-nos a perceber se vivemos de forma sustentável. Isto não quer dizer que, se a nossa pegada for pequena, possamos consumir "à larga" porque ainda temos "crédito"; antes pelo contrário: devemos manter as boas práticas e melhorá-las, para que possamos deixar "muito espaço" para todos os seres vivos que, no futuro, irão povoar a Terra. Mas esta não é uma batalha fácil: partimos em desvantagem, uma vez que a taxa de consumo de recursos naturais já é superior à sua taxa de reposição.
O cálculo da pegada ecológica nas sociedades industrializadas permite-nos concluir que, devido ao aumento exponencial da produção de bens e do consumo, o espaço físico disponível na Terra já não é suficiente para nos sustentar se mantivermos os actuais padrões de produção e de consumo.
O Que Fazer Para Reduzir a Pegada Ecológica?
Eis algumas medidas simples que cada um de nós pode adoptar para reduzir a pegada ecológica:
• consumir preferencialmente produtos nacionais ou produzidos localmente e alimentos da época (exemplo: não consumir pêssegos e morangos frescos durante o Inverno);
• reduzir o consumo de carne e peixe e comer mais vegetais, fruta e cereais;
• poupar energia e água (isolando melhor as portas e janelas da casa e instalando vidros duplos; utilizar lâmpadas de baixo consumo, não tomar banhos de imersão, entre outros);
• se for possível, apostar na instalação de painéis solares ou outras formas de energia renovável;
• utilizar transportes públicos sempre que possível, sobretudo o comboio e o eléctrico;
• reciclar papel, vidro, plástico, embalagens, pilhas e latas.
• consumir preferencialmente produtos nacionais ou produzidos localmente e alimentos da época (exemplo: não consumir pêssegos e morangos frescos durante o Inverno);
• reduzir o consumo de carne e peixe e comer mais vegetais, fruta e cereais;
• poupar energia e água (isolando melhor as portas e janelas da casa e instalando vidros duplos; utilizar lâmpadas de baixo consumo, não tomar banhos de imersão, entre outros);
• se for possível, apostar na instalação de painéis solares ou outras formas de energia renovável;
• utilizar transportes públicos sempre que possível, sobretudo o comboio e o eléctrico;
• reciclar papel, vidro, plástico, embalagens, pilhas e latas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.